Terrário em bulbo de lâmpada

As lâmpadas incandescentes vão perdendo espaço para novas tecnologias (LED, fluorescentes, etc.) e a criatividade surge durante o descarte destas lâmpadas antigas.

Unindo a beleza simples da forma da lâmpada com a delicadeza de pequenas plantas criamos, ao reciclar, um pequeno mundo.  Um mundo que combina bem com muitos ambientes e decora-os com a magia da natureza.

Preciso de…?

Para a primeira etapa você vai precisar de uma lâmpada incandescente estragada, alicate de bico, chave de fenda, tesoura, bases de siliconeluvas e óculos de proteção. Também, para facilitar a limpeza, um pedaço de papelão ou folhas de jornal.

E para a segunda etapa você precisa de areia ou pedrinhas, pinça longamusgo preservado ou artificial, plantas parasitas e algum enfeite que combine com seu estilo e a estética do terrário.

Dicas importantes:

  • evite qualquer tipo de umidade nos itens que usará no terrário, pois pode mofar, logo, não usar musgo vivo;
  • use plantas aéreas, pois elas precisam de pouquíssima água e resistem melhor ao ambiente fechado em que se encontrarão;
  • mantenha o terrário protegido do sol com uma luminosidade parcial;

Como faz?

De certo modo é simples, requer um bocado de paciência e habilidade nas mãos, como em qualquer outro trabalho manual delicado, por se tratar de um espaço pequeno.

Coloque seus óculos de proteção, organize seu espaço de trabalho e lá vem a primeira etapa do Terrário:

Com o alicate de bico remova a ponta de metal da lâmpada. Vá dobrando suas bordas até que consiga agarrá-la com o alicate e então puxe-a.

Segure a lâmpada com firmeza e, com o alicate, remova o vidro preto até revelar-se o metal e o interior da lâmpada.

Coloque as luvas, ao menos na mão que segurará a lâmpada enquanto com a outra mão, com a chave de fenda, vai removendo o miolo da lâmpada. Pelas bordas, quebre o vidro até que se solte por completo e então com o alicate o retire o miolo.

Retire possíveis rebarbas de vidro e limpe o interior da lâmpada. Coloque as bases de silicone no bulbo, já observando a inclinação que quer dar ao terrário. Dica: o terrário não pode ser horizontal demais, pois a terra pode cair com leves toques, além de dificultar um pouco a segunda etapa.

Agora, a mágica do Terrário na segunda etapa.

Lave a areia ou as pedrinhas que usará no terrário, coloque-a, disposta em fina camada, em uma assadeira e leve ao forno (300º) para secar por completo ou deixe-a secar durante alguns dias.

Depois de completamente seca a areia, coloque-a dentro da lâmpada. Você pode fazer isso com uma colher, mas o melhor é com um funil ou com a ajuda de um papel dobrado como na foto acima. Tenha em mente as proporções do que escolheu para fazer seu terrário e coloque a quantidade necessária de areia.

Repouse o musgo, com ajuda da pinça, sobre a areia cobrindo ou não a superfície, isso fica ao seu critério. Após, posicione a plantinha sobre o musgo. Adorne o cenário de seu terrário com algum enfeite pequenino, uma boa ideia é fazer dele um mini-mundo, com pequenos animais ou pessoas.

Terrário pronto? Nós adoraremos ver o seu terrário pronto! Coloque uma foto em alguma rede social que você participe ou se tiver ao menos Twitter, envie pelo Twitpic mesmo.

Fonte das imagens e do passo-a-passo: The Hipster Home

compartilhe este post
[del.icio.us] [Digg] [Facebook] [Google] [LinkedIn] [Twitter] [Yahoo!]

8 ideias sobre “Terrário em bulbo de lâmpada

  1. Gostei da Ideiá, Mais, de vocês terem postado aqui como fazer!
    Estava procurando como fazer direito!
    Vou fazer e depois posto um link com ele já feito.
    Abraços

    Justo Imóveis e Negócios Reply:

    Será um prazer imenso vermos o teu terrário, Edvando.
    Estamos esperando o link com as fotos do teu trabalho.

  2. Olá, adoro terrários, e estes são muito especiais e lindos.
    Já me arrisquei a fazer alguns, gostaria de saber sobre este suporte p/ terrários na lâmpada, já preparei a lâmpada e está faltando só o suporte, poderia me dizer qual é o arame usado, agradeço desde já. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>